Live Consulting

EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
ESG Parte 1: Análise fria desta nova tendência

Data

ESG – em português, Meio Ambiente, Social e Governança, uma sigla muito importante, mas para a sua incorporação em países em desenvolvimento como o Brasil e demais países da América Latina se faz mais necessário e mais complicado. Por que? Existem diversos “por que´s”, para mim o mais importante se refere ao valor mínimo que um trabalhador deve conseguir para viver dignamente.

Se você emprega alguém com um salário que esta pessoa terá que viver numa favela, você estará indo mal no quesito social, afinal morar em área de risco e em um meio insalubre não pode ser algo bom para ninguém. Parece simples, mas não é, muitas empresas e seus trabalhadores sofrem com a falta de flexibilidade das leis trabalhistas pois os mesmos acabam negociando valores baixos para a jornada completa de 8 horas, quando na realidade só precisariam do trabalhador 4 horas/dia.

Com mais 4 horas livres pelo mesmo salário o trabalhador aí sim poderia ter a renda digna. Muito brigam pela CLT mas ela em muitos casos é a geradora de mais desigualdade. Importante amparar o trabalhador mas não engessar ele e tampouco o empreendedor/ empresário. Agora muitas empresas devem sim repensar nos salários da base antes de dizer que se preocupam com S da sigla ESG, senão estarão fazendo um “greenwashing”. #esg

Mais
Conteúdos